A PJ Refeições possui uma trajetória marcada por comprometimento e competência na execução de seus projetos. A empresa acredita que é de extrema importância construir e manter um ambiente de trabalho favorável, baseado em uma cultura ética e transparente, no qual as pessoas depositem orgulho, integridade e dedicação. O Código de Conduta da PJ Refeições estabelece e dissemina regras, princípios e valores que regulam sua atuação no mercado, bem como guiam a ação profissional de todos os seus colaboradores e parceiros, a fim de manter o bom desempenho de suas atividades e o relacionamento harmonioso entre os públicos interno e externo, colaboradores, clientes, comunidade e terceirizados.
I. O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade,
a honestidade, a justiça, a equidade, a lealdade, a responsabilidade, o
zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade e a
coerência entre o discurso e a prática são os princípios éticos que
norteiam as ações da PJ REFEIÇÕES.
II. O respeito à vida em todas as suas formas, manifestações e situações é
o princípio ético fundamental e norteia o cuidado com a qualidade de
vida, a saúde, o meio ambiente e a segurança na PJ REFEIÇÕES.
III. A honestidade, a integridade, a justiça, a equidade, a verdade, a
coerência entre o discurso e a prática referenciam as relações da PJ
REFEIÇÕES com pessoas e instituições, e se manifestam no respeito às
diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural,
linguística, política, estética, etária, física, mental e psíquica, de gênero,
de orientação sexual e outras.
IV. A lealdade à PJ REFEIÇÕES se manifesta como responsabilidade, zelo e
disciplina no trabalho e no trato com todos os seres humanos, e com os
bens materiais e imateriais, no cumprimento da sua Missão, Visão e
Valores, em condutas compatíveis com a sua estratégia corporativa, com
espírito empreendedor e comprometido com a superação de desafios.
V. A transparência se manifesta como respeito ao interesse público e de
todas as partes interessadas e se realiza de modo compatível com os
direitos de privacidade pessoal.
VI. O mérito é o critério decisivo para todas as formas de reconhecimento,
recompensa, avaliação e investimento em pessoas.
VII. A legalidade e a impessoalidade são princípios constitucionais que
preservam a ordem jurídica e determinam a distinção entre interesses
pessoais e profissionais na conduta dos membros da Administração e dos
empregados da PJ REFEIÇÕES.VIII. A PJ REFEIÇÕES compromete-se com o respeito e a valorização das
pessoas em sua diversidade e dignidade, em relações de trabalho justas,
num ambiente saudável, com cooperação e solidariedade.
IX. A PJ REFEIÇÕES desenvolve as atividades de seu negócio reconhecendo
e valorizando os interesses e direitos de todas as partes interessadas.
X. A PJ REFEIÇÕES atua proativamente em busca de níveis crescentes de
competitividade, excelência e rentabilidade, com responsabilidade social
e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
XI. A PJ REFEIÇÕES busca a excelência em qualidade, segurança, meio
ambiente, saúde e recursos humanos, e para isso promove a educação,
capacitação e comprometimento dos empregados, envolvendo as partes
interessadas.
XII. A PJ REFEIÇÕES reconhece e respeita as particularidades legais, sociais
e culturais dos diversos ambientes, regiões e países em que atua,
adotando sempre o critério de máxima realização dos direitos,
cumprimento da lei, das normas e dos procedimentos internos.
2.1. Buscar o equilíbrio do poder entre a Alta Administração tendo em vista
a compatibilização dos objetivos estratégicos da PJ REFEIÇÕES com
os interesses e direitos de todas as partes interessadas.
2.2. Conduzir seus negócios com transparência e integridade, cultivando
a credibilidade junto a seus investidores, empregados, fornecedores,
clientes, consumidores, poder público, imprensa, comunidades onde
atua e sociedade em geral, buscando alcançar crescimento e
rentabilidade com responsabilidade social e ambiental.
2.3. Estimular todas as partes interessadas, internas e externas, a
disseminarem os princípios éticos e os compromissos de conduta
expressos neste Código de Ética.2.4. Manter uma relação com seus concorrentes fundada nos princípios
da honestidade e respeito, adotando regras explícitas e declaradas
sobre seus procedimentos de concorrência.
2.5. Promover negociações honestas e justas, sem auferir vantagens
indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e
outros artifícios dessa natureza.
2.6. Registrar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente,
exato e completo, sem ambiguidade de informações e disponibilizar
seus livros com inteira transparência a auditorias internas e externas
e aos órgãos públicos competentes.
2.7. Realizar uma comunicação transparente, verdadeira e correta,
facilmente compreensível e acessível a todos os interessados, e uma
publicidade fundada nos princípios estabelecidos neste Código de Ética.
2.8. Manter canais formais, entre outros, para recepção,
encaminhamento e processamento de opiniões, sugestões,
reclamações e denúncias sobre transgressões éticas, provenientes
dos diversos públicos de relacionamento da PJ REFEIÇÕES,
respeitando-se a legislação onde atua.
2.9. Cumprir e promover o cumprimento deste Código de Ética mediante
dispositivos de gestão e monitoramento, em âmbito corporativo e
local, divulgando-o permanentemente, com disposição a
esclarecimento de dúvidas e acolhimento de sugestões, e submeter
este Código e suas práticas a processos de avaliação periódica.
3.1. Promover condições de trabalho que propiciem o equilíbrio entre a
vida profissional, pessoal e familiar de todos os empregados.
3.2. Garantir segurança e saúde no trabalho disponibilizando para isso
todas as condições e equipamentos necessários.3.3. Disponibilizar canais formais de escuta para acolher e processar suas
sugestões, visando melhorias dos processos internos de gestão.
3.4. Assegurar a disponibilidade e transparência das informações que
afetam os seus empregados, preservando os direitos de privacidade no
manejo de informações médicas, funcionais e pessoais a eles
pertinentes.
3.5. Reconhecer o direito de livre associação de seus empregados,
respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar
qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados
sindicalizados.
3.6. Buscar a permanente conciliação de interesses e realização de
direitos, por meio de canais institucionais de negociação, no seu
relacionamento com as entidades sindicais representativas dos
empregados.
3.7. Assegurar o direito de recusa de seus empregados, aceitando a
suspensão de suas atividades, após terem tomado as medidas
corretivas e comunicado o fato imediatamente ao seu superior
hierárquico, caso haja situação de risco grave e iminente à vida ou à
integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho.
3.8. Respeitar e promover a diversidade e combater todas as formas de
preconceito e discriminação, por meio de política transparente de
admissão, treinamento, promoção na carreira, ascensão a cargos e
demissão. Nenhum empregado ou potencial empregado receberá
tratamento discriminatório em consequência de sua raça, cor de pele,
origem étnica, nacionalidade, posição social, idade, religião, gênero,
orientação sexual, estética pessoal, condição física, mental ou psíquica,
estado civil, opinião, convicção política, ou qualquer outro fator de
diferenciação individual.3.9. Promover a igualdade de oportunidades para todos os empregados,
em todas as políticas, práticas e procedimentos, usar como critério
exclusivo de ascensão profissional o mérito individual pautado pela
aferição de desempenho, e garantir seu direito de conhecer e estar
representado na elaboração dos critérios de avaliação e progressão.
3.10.Desenvolver uma cultura empresarial que valorize o intercâmbio e a
disseminação de conhecimentos, promover a capacitação contínua dos
seus empregados e evitar demissões, sempre que possível, buscando
alternativas de recapacitação técnico-científica e recolocação em área
que se apresente mais adequada à situação de seus empregados, em
qualquer nível hierárquico.
3.11.Prover garantias institucionais e proteger a confidencialidade de todos
os envolvidos em denúncias éticas, visando preservar direitos e proteger
a neutralidade das decisões.
3.12.Preparar seus empregados para a aposentadoria, como forma de
investir no prosseguimento de sua qualidade de vida, desenvolvendo
atividades sistemáticas de orientação e aconselhamento, envolvendo
familiares na discussão dos aspectos psicológicos e de planejamento
financeiro, e promovendo a disseminação interna do conhecimento
para preservar a memória do negócio.
4.1.Cumprir com o máximo empenho, qualidade técnica e assiduidade das
obrigações de seu contrato de trabalho, aproveitar as oportunidades
de capacitação permanente, avaliar-se sistematicamente e aprender
com os erros seus ou de outrem.
4.2.Agir de forma honesta, justa, digna, cortês, com disponibilidade e
atenção a todas as pessoas com as quais se relacionam, internamente
e externamente, respeitando quaisquer diferenças individuais.4.3.Utilizar adequadamente os canais internos para manifestar opiniões,
sugestões, reclamações, críticas e denúncias, engajando-se na
melhoria contínua dos processos e procedimentos.
4.4.Não se envolver em qualquer atividade que seja conflitante com os
interesses da PJ REFEIÇÕES e comunicar aos superiores hierárquicos
qualquer situação que configure aparente ou potencial conflito de
interesses.
4.5.Respeitar o sigilo profissional, exceto quando autorizado ou exigido
por lei, preservar os interesses da PJ REFEIÇÕES sempre que se
manifestarem, em ambiente público ou privado, e zelar para que todos
o façam.
4.6.Guardar sigilo das informações estratégicas e das relativas a atos ou
fatos relevantes ainda não divulgados ao mercado, às quais tenham
tido acesso, bem como zelar para que outros também o façam, exceto
quando autorizados ou exigido por lei.
4.7.Assegurar o uso adequado do patrimônio material e imaterial da PJ
REFEIÇÕES, atendendo ao seu legítimo propósito, inclusive para
preservar a imagem da empresa e não utilizá-lo para obter qualquer
tipo de vantagem pessoal.
4.8.Não obter vantagens indevidas decorrentes de função ou cargo que
ocupam nas empresas da PJ REFEIÇÕES.
4.9.Não praticar nem se submeter a atos de preconceito,
discriminação, ameaça, chantagem, falso testemunho, assédio
moral, assédio sexual ou qualquer outro ato contrário aos princípios
deste Código, e denunciar imediatamente os transgressores.
4.10. Respeitar a propriedade intelectual e reconhecer os méritos relativos
aos trabalhos desenvolvidos por colegas, independentemente de sua
posição hierárquica.4.11. Zelar, no exercício do direito de greve, pela defesa da vida, pela
integridade física e segurança das pessoas e instalações e pela
preservação do meio ambiente.
4.12. Não exigir, nem insinuar, nem aceitar, nem oferecer qualquer tipo
de favor, vantagem, benefício, doação, gratificação, para si ou para
qualquer outra pessoa, como contrapartida a suas atividades
profissionais, podendo aceitar ou oferecer brindes apenas
promocionais, públicos, não exclusivos, sem valor comercial, nos seus
relacionamentos com público externo.
4.13. Cultivar uma aparência pessoal e vestuário compatíveis com o
ambiente institucional e cultural em que atuam.
5.1. Disponibilizar para os empregados de empresas prestadoras de
serviços e para os estagiários da PJ REFEIÇÕES, quando em atividade
em suas instalações, as mesmas condições saudáveis e seguras no
trabalho oferecido aos seus empregados, reservando-se o direito de
gestão do conhecimento e de segurança da informação da PJ
REFEIÇÕES.
5.2. Requerer das empresas prestadoras de serviços que seus empregados
respeitem os princípios éticos e os compromissos de conduta definidos
neste Código, enquanto durarem os contratos com a PJ REFEIÇÕES.
5.3. Selecionar e contratar fornecedores e prestadores de serviços
baseando-se em critérios estritamente legais e técnicos de qualidade,
custo e pontualidade, e exigir um perfil ético em suas práticas de gestão
e de responsabilidade social e ambiental, recusando práticas de
concorrência desleal, trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório,
e outras práticas contrárias aos princípios deste Código, inclusive na
cadeia produtiva de tais fornecedores.
5.4. Exigir dos estagiários que respeitem os princípios éticos e os
compromissos de conduta definidos neste Código, enquanto
perdurarem seus contratos com as empresas da PJ REFEIÇÕES.
6.1. Oferecer produtos e serviços de qualidade, com tecnologia avançada,
num padrão de atendimento transparente, eficiente, eficaz, cortês e
respeitoso, visando à plena satisfação dos seus clientes e consumidores,
para a manutenção de relacionamentos duradouros.
6.2. Reparar possíveis perdas ou prejuízos decorrentes de danos
causados sob sua responsabilidade aos seus consumidores e clientes,
com a máxima agilidade, em prazos exequíveis.
7.1. Conduzir seus negócios e atividades com responsabilidade social e
ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
7.2. Manter padrões de excelência em meio ambiente, a fim de garantir
produtos e serviços adequados às expectativas de seus clientes e à
legislação ambiental.
7.3. Contribuir para a preservação da biodiversidade, por meio da gestão
dos impactos potenciais de suas atividades.
7.4. Definir de modo claro suas políticas ambientais e com dispositivos de
gestão que assegurem transparência e participação na sua execução.
7.5. Desenvolver programas visando maximizar sua eficiência energética.
7.6. Investir na sustentabilidade de seus projetos, produtos e serviços,
maximizando seus benefícios, nas dimensões econômica, social,
ambiental.
7.7. Promover o uso sustentável de água e energia; a redução do
consumo; a reciclagem de materiais; a redução da geração de resíduos
sólidos.
7.8. Manter um sistema de gestão ambiental, para melhoria contínua
dos seus processos e promover ações internas de conscientização
ambiental.
8.1. Promover iniciativas de voluntariado de seus empregados, com o
objetivo de mobilizar e potencializar seus recursos e competências de
forma integrada e sistêmica, em benefício das comunidades em que
atua.
8.2. Reparar possíveis perdas ou prejuízos decorrentes de danos causados
sob sua responsabilidade.
9.1. Atuar de modo a contribuir decisivamente para o desenvolvimento
econômico, tecnológico, ambiental, social, político e cultural do Brasil.
9.2. Contribuir com o poder público e com políticas públicas de
desenvolvimento sustentável.
9.3. Valorizar o envolvimento e o comprometimento dos seus
empregados, em debates e elaboração de propostas, tendo em vista
a viabilização e fortalecimento de projetos de caráter social, em ações
articuladas com órgãos públicos e privados, governamentais e não
governamentais.
9.4. Estimular a conscientização social e o exercício da cidadania ativa por
parte de todos os seus empregados.
9.5. Estimular o desenvolvimento sustentável, interagindo ativamente
com a comunidade acadêmica e científica.
9.6. Interagir em parceria com instituições de ensino, para a melhoria da
qualificação da mão de obra.
9.7. Recusar quaisquer práticas de corrupção e propina, mantendo
procedimentos formais de controle e de consequências sobre
eventuais transgressões.
9.8. Recusar apoio e contribuições para partidos políticos ou campanhas
políticas de candidatos a cargos eletivos.
9.9. Acatar e contribuir com fiscalizações e controles do poder público.
I. O presente Código de Ética abrange os Sócios, os ocupantes de funções
gerenciais, os empregados, os estagiários e os prestadores de serviços
da PJ REFEIÇÕES, constituindo compromisso individual e coletivo de todos
e de cada um deles cumpri-lo e promover seu cumprimento, em todas as
ações da cadeia produtiva da PJ REFEIÇÕES e nas suas relações com todas
as partes interessadas.
II. Os empregados da PJ REFEIÇÕES devem tomar conhecimento formal
deste Código.
III. O descumprimento dos princípios e compromissos expressos neste
Código poderá implicar na adoção de medidas disciplinares, segundo as
normas da PJ REFEIÇÕES.
IV. A PJ REFEIÇÕES submeterá este Código de Ética a revisões periódicas,
com transparência e participação das partes interessadas.
V. A instância r esponsável pelo processamento de denúncias de
transgressões éticas devem preservar o anonimato do denunciante, de
modo a evitar retaliações contra o mesmo e lhe darão conhecimento das
medidas adotadas.